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EFEITOS DA CONTRADIÇÃO IDEOLÓGICA: DO CONTO À CONFISSÃO

Porto Velho, RO – Em parceria com o grupo de pesquisa PDA-IFRO, campus Cacoal, vinculado ao V Simpósio PDA, o Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, sediou a execução de um projeto literário que agitou uma parte dos alunos do 2º ano, do ensino médio. Com base no conto “A Confissão de Leontina”, de Lygia Fagundes Telles, cerca de 180 alunos mergulharam em uma sequência de atividades que combinaram leitura, análise crítica e prática de argumentação. As turmas foram coordenadas pelas profª. Esp. Elizângela Ataíde, Mariana Albuquerque e profª Me. Laila Duarte.

Alunos Descobrem a Fascinante História de Leontina em Atividade Inovadora!

O projeto, intitulado Efeitos da contradição ideológica: do conto à confissão,instiga a uma análise dos impactos que as contradições ideológicas podem ter na sociedade, explorando essa temática desde a narrativa ficcional (conto) até a expressão pessoal e íntima (confissão). Com isso, foram trabalhados conteúdos principais como: literatura, narrativa, conto, dissertação e argumentação. A escolha do conto deu-se em razão do desfecho que delega ao leitor essa função e por permitir que os alunos se aprofundassem na narrativa, compreendendo as motivações dos personagens e os contextos históricos e sociais. Além disso, o júri simulado proporcionou o exercício de habilidades de argumentação, defesa de pontos de vista e retórica. A narrativa aborda a violência e a discriminação sofrida pelas mulheres na sociedade através do autorretrato da vida da personagem. O trabalho foi dividido em duas partes: teoria e prática. Todo o processo culmina com um júri simulado em sala de aula para discutir a inocência ou culpa da ré Leontina.

A abordagem girou em torno de estudo de gênero e feminismo. A história de Leontina, marcada por pobreza, violência e desamparo, foi analisada sob a ótica das injustiças e violências sofridas por mulheres pobres e desampara das. A atividade não só ampliou o conhecimento literário dos alunos, como também desenvolveu habilidades importantes como pesquisa, trabalho em equipe e oratória.

Em síntese, a atividade foi dividida em duas partes, combinando abordagens teóricas e práticas para proporcionar uma compreensão abrangente e aplicada do tema em estudo. Ao integrar essas duas abordagens, o projeto visou não apenas aprofundar o conhecimento teórico, mas também gerar resultados práticos que pudessem contribuir para a solução de problemas específicos e a melhoria de práticas na área de estudo. Desta forma, a teoria foi desenvolvida da seguinte forma:

a)Leitura e Análise da Obra: Os alunos realizaram a leitura da obra “A Confissão de Leontina”, seguida de discussões em grupo e análises críticas guiadas pelo professor. Além da interpretação da letra de música A CONSTRUÇÃO, de Chico Buarque, que fala da atmosfera sombria e a reflexão sobre a vida, relacionando-se com o conto.

Enquanto a prática executou:

  1. b) Júri Simulado: Após a leitura, os alunos foram divididos em grupos, assumindo os papéis de defesa, acusação e jurados. Cada grupo preparou seus argumentos baseados na obra, culminando em um júri simulado onde usarão de suas oratórias argumentativas com papeis de defesa e acusação.

O projeto “Efeitos da Contradição Ideológica: Do Conto à Confissão” demonstrou ser uma iniciativa bem-sucedida, integrando análise literária com prática de argumentação. As professores ficaram impressionados com o empenho e a dedicação dos alunos, que mostraram uma compreensão profunda dos temas abordados e habilidades críticas aprimoradas.

“Ninguém nasce mulher, torna-se mulher”

Simone de Beauvoir

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