Alunos dos 9º Anos, do Ensino Fundamental II, da EEEFM Carlos Gomes de Cacoal/RO, participam do Projeto Guarda-Chuva, promovido pelo Grupo de PesquisaPráticas Discursivas na Amazônia (PDA),campus Cacoal-IFRO,que realiza em 2024 o V Simpósio, em parceria com o Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GP Lin-UNIFAL, MG), Grupo de Pesquisa Discurso, Sujeito e Sociedade (GP DSS-UNICAP, PE) e outros parceiros.
O projeto intitulado A importância do texto poético: reflexos, criação e alteridade na linguagem, que busca despertar a importância da leitura a partir da prática da língua(gem), é coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Miriam da Rocha Silva.
Nesse contexto, os alunos tem contato com textos poéticos a partir dos gestos particulares de leitura, por meio de obras literárias de autores da Literatura Brasileira, a saber: Ferreira Gullar, Cecília Meireles e Florbela Espanca.
Para a Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC/RO), Miriam da Rocha Silva, o projeto A importância do texto poético: reflexos, criação e alteridade na linguagem, tem como relevância, a elaboração de textos poéticos em suas modalidades na linguagem, para a produção de varal poetico, a partir das produções em sala de aula, pois promove além do conhecimento da Literatura Brasileira, a interação entre os alunos, enquanto sujeitos ativos em sua formação escolar.
Em consonância, os alunos participam também, das atividades no período de 12 a 16 de agosto, que reúne palestrantes de renome nacional e internacional, durante os cinco dias de evento na cidade de Porto Velho, Cacoal e Pimenta Bueno.
Assim, propiciar aos alunos essa troca educacional, no espaço de interação com debates práticos, e conhecimentos a partir da promoção cultural e humanística, enriquece o ensino-aprendizado pela formação educacional, promovida na Educação Básica.