Alunos dos 1º Anos, do Ensino Médio, da EEEFM Carlos Gomes, Cacoal/RO, participam do Projeto Guarda-Chuva, promovido pelo Grupo de PesquisaPráticas Discursivas na Amazônia (PDA),campus Cacoal-IFRO,que realiza em 2024, o V Simpósio PDA, em parceria com o Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (GP Lin-UNIFAL, MG), Grupo de Pesquisa Discurso, Sujeito e Sociedade (GP DSS-UNICAP, PE), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade (PPGAgro, UNIR, RO), Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ, Porto Velho, RO) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, Amazonas, AM).
O projeto intitulado Literatura inglesa: perspectivas do contexto histórico na visão literária, que busca desenvolver a reflexão crítica e o senso de pesquisa sobre temas relacionados à historicidade da literatura inglesa, é coordenado pela professora de Língua Inglesa Simone Matia da Silva.
Assim, os alunos tem contato com os contextos históricos, literários, culturais, sociais e ideológicos, os quais norteiam a Inglaterra entre os séculos XVI e XIX, por meio da leitura de obras literárias de autores consagrados como: William Shakespeare, Daniel Defoe e Oscar Wilde.
Fotografia 1: Aula Expositiva-Dialogada.Fotografia 2: Contexto Histórico-Literário.
Fonte: Silva, 2024. Fonte: Silva, 2024.
Nessa perspectiva, sendo a Língua Inglesa, a língua mais falada em nível mundial, após a língua materna, aproximar os alunos dessa realidade permite a condução de uma visão diacrônica dos movimentos literários, subsidiando-os para articular e contextualizar por meio de reflexões, a historicidade literária.
Em consonância, os alunos participam também, das atividades no período de 12 a 16 de agosto, que reúne palestrantes de renome nacional e internacional, durante os cinco dias de atividades na cidade de Porto Velho, Cacoal e Pimenta Bueno.
Logo, oportunizar aos alunos esse intercâmbio educacional, no espaço de interação com debates práticos, e conhecimentos a partir da promoção social e humanística, enriquece o ensino-aprendizado pela formação escolar, promovida na Educação Básica.