O vereador Ezequiel Câmara fez sérios apontamentos a respeito do transporte público no distrito do Riozinho.
De acordo com o parlamentar há uns 30 dias foi realizada uma reunião com o secretário de trânsito e a equipe da empresa de transporte coletivo no município de Cacoal. Na ocasião a empresa dizia que iria parar com os serviços de transporte no distrito do Riozinho.
Com esta possibilidade de suspensão de serviços o vereador Ezequiel Câmara afirmou que a empresa está deixando a população em situação complicada. “A empresa tem um contrato a cumprir com município, mas há uns dias suspendeu o transporte coletivo no Riozinho. É lamentável a atitude de uma empresa desta. Sabemos das dificuldades da empresa com o valor de passagem defasado, o diesel subiu muito mas a empresa não tem autoridade para simplesmente suspender o serviço assim deixando a população sem ser atendida. Se formos na Constituição Federal no artigo 6º na emenda 90 teremos que a população tem direito ao transporte público, logo ao cessar os serviços a empresa está infringido a constituição e também o contrato feito com o município”, disse Ezequiel Câmara.
O vereador ainda afirmou que solicitou na reunião que o Secretário de Trânsito e que os representantes da empresa fizessem um relatório de quantos passageiros são aposentados e que tem passe livre para se ter base para que a empresa tenha legalidade de cobrar um subsídio do município e assim conseguir arcar com estes custos sem ter de suspender a prestação de serviços. “Solicitei este levantamento para tentar ajudar a resolver isso. Então fiquei sabendo que foi solicitado um subsidio para atender apenas a rota do distrito do Riozinho, mas que as demais rotas de Cacoal não. Pediram R$25mil para atender apenas esta linha do Riozinho e nem eram em todos os horários. No contrato está que a empresa deve fazer o transporte de hora em hora no distrito, mas a população já entendeu que se tiver quatro horários por dia já seria o suficiente, ou seja, a população está abrindo mão de um direito para favorecer a empresa, mas a empresa mesmo assim está suspendendo o serviço naquela localidade”, explicou o vereador.
De acordo ainda com o Ezequiel Minduim, será agendada uma reunião com a população do Riozinho, representantes da empresa de transporte, secretário de trânsito e prefeito para discutir esta pauta da suspensão do transporte no distrito. “Vamos ter de entrar em um acordo, mas a população não pode ser prejudicada”, enfatizou Ezequiel Câmara.