Os acadêmicos, Elias Narciso Nery de Lima, de 20 anos e Thaisy Karolliny Gomes, de 21 anos, detectaram novos asteróides ao participarem de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Agência Espacial Norte-americana, a Nasa.
Elias Narciso mora em Cerejeiras e faz faculdade de Engenharia Civil em Tangará da Serra (MT), ele é o líder de uma equipe que encontrou os corpos celestes. “Em Rondônia, tivemos 2 equipes, a minha e a equipe de uma mulher de Guajará-Mirim. Foram encontrados 15 asteroides para o nosso Estado, sendo 8 eu mesmo que encontrei; 6 foram encontrados por um membro da minha equipe e um da equipe de Guajará-Mirim”, explica o jovem, que é considerado um astrônomo amador.
A jovem Thaisy Karolliny Gomes, de 21 anos, estudante de Zootecnia do Ifro de Colorado do Oeste, faz parte da equipe de Elias Narciso e também encontrou um asteroide.
Eles receberam a certificação de reconhecimento da agência internacional pelo feito alcançado.
A certificação da Nasa é apenas um reconhecimento do mérito dos jovens em colaborar com a agência espacial americana para identificar os asteroides. Ou seja, não há prêmio em dinheiro ou remuneração.
Elias e Thaisy foram estudantes de escola pública e hoje são astrônomos amadores. O exemplo deles deve inspirar outros jovens. Pelo menos é isso que os dois esperam.
“Meu intuito é divulgar esses projetos para os jovens, para eles terem em mente que todos, sem exceção, podem participar de iniciativas assim. Porém, o que falta é divulgação científica aqui em Rondônia, e o meu intuito é inspirar jovens e divulgar cada vez mais projetos como esses. Também quero divulgar mais a Astronomia, pois ela é uma das ciências mais antigas e belas já criadas pelo homem”, diz Elias.
*Com informações da Folha do Sul Online