Assistentes sociais se reúnem para discutir sobre capacitismo, em Cacoal[/caption]
Você sabe o que é capacitismo? É o nome dado ao preconceito contra as pessoas com deficiência. Com frequência, é possível ver atitudes, discursos e falas capacitistas nas redes sociais, na televisão, de políticos(as), autoridades, pessoas públicas.
E foi pensando nisto que o Serviço Social cacoalense promoveu uma reunião recentemente com assistentes sociais, a fim de discutir os rumos que estão tomando, algumas decisões, alguns dos trabalhos prestados pelo assistente em si.
No Serviço Social, várias ações vêm sendo colocadas em prática ou estão sendo planejadas a fim de acabar com o preconceito e inserir inclusão. Uma delas é o Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista, evento que ocorrerá em 2025 em Pernambuco.
Um encontro de assistentes sociais foi organizado no município recentemente com intuito de reforçar e estreitar laços com a comunidade para que os direitos da pessoa com deficiência sejam seguidos conforme legislação.
Laura Cristina, que é a Conselheira Presidente do Serviço Social em Cacoal pontuou várias ações que vêm sendo desenvolvidas no município.
Quem também falou com a reportagem da TV Suruí Cacoal, foi a assistente social Jessica Lima. Ela é uma das organizadoras do encontro que recebeu visitas de profissionais de Porto Velho (RO).
“As pessoas com deficiência têm mostrado ao longo dos anos, o quanto são capazes de executar funções laborais com eficiência. Elas só precisam de inclusão social. Atualmente o mercado de trabalho tem mostrado um olhar mais afetuoso na direção destas pessoas”, pontuou Jessica.