Os alunos do 3º. Ano, do ensino médio, do campus Cacoal, do Instituto Federal de Rondônia-IFRO, do curso de Agroecologia, na disciplina de Língua Portuguesa sob a regência do professor Sérgio Nunes de Jesus – orientou três pesquisas literárias dos períodos Realista-Naturalista ao Pré-Modernismo Brasileiro.
Dessas destacaram-se “A autoridade moral em Memórias de um Sargento de Milícias: de Henrique V à Luís Inácio Lula da Silva [paradigmas sociais em questão]”; de autoria de Amanda Pedroso de Barros,Jussara dos Santos Masalskas – “Quincas Borba: amor – uma questão financeira? [padrões sociais em questão]”; de autoria de Ágata dos Santos Gabriel, Pedro Henrique Cardoso Rolim – “A infância social presente em Dom Casmurro: predominância do problema entre classes; de autoria de Bárbara Pedroso de Barros, Mariana Cassimiro Esteves.
Para os alunos-autores – “foi gratificante esse desafio, pois cada um de nós além das pesquisas realizadas entramos numa realidade que acreditávamos ser impossível para alunos do ensino médio, principalmente; aqui, agradecemos aos professores Davys (Direção Geral, do campus Cacoal) por sempre apoiar os projetos internos em nosso campus e também aos professores Ingrid e Sérgio que nos proporcionaram essa oportunidade acadêmica”; finalizaram!
O campus Cacoal vem se destacando desde 2015 com o Projeto PDA sob a égide dos professores Davys Sleman de Negreiros, Ingrid Letícia Menezes Barbosa e Sérgio Nunes de Jesus que nesses anos ao ministrarem as disciplinas em suas respectivas áreas já aprovaram mais de 30 trabalhos científicos na SBPC, além de participações em eventos internos do IFRO e também inúmeras publicações em Anais e capítulos em Livros.