O encontro contribui para melhoria das condições sanitárias dos produtos e serviços ofertados no Estado[/caption]
Com o objetivo de simplificar o processo de regularização sanitária e fortalecer a segurança alimentar no Estado, o Governo de Rondônia está promovendo o 4º Encontro Estadual do Programa de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária do Estado de Rondônia (Praissan-RO). O evento acontece entre os dias 7 e 9, em Porto Velho.
O programa, de iniciativa da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) e coordenado pela Gerência Técnica de Vigilância Sanitária (GTVISA/ Núcleo de Alimentos – NA), visa aperfeiçoar o trabalho realizado pelas vigilâncias sanitárias junto aos Microempreendedores Individuais (MEIs), Empreendimentos Familiares Rurais (EFRs) e Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), contribuindo para melhoria das condições sanitárias dos produtos e serviços ofertados por estes agentes. O curso é ministrado pela engenheira de Alimentos, especialista na área de Rotulagem, Aline Gabrielle Vieira de Assis Pierro.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro fortalece os laços entre os diversos atores envolvidos na cadeia alimentar e sinaliza o potencial transformador das ações colaborativas e educativas. “O engajamento e o interesse dos participantes refletem o compromisso conjunto em promover práticas seguras e responsáveis na produção de alimentos no Estado”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
A chefe do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde (Sevisa-RO), Lucia Freitas evidencia; o tema escolhido para o evento foi a “Rotulagem Geral de Alimentos Embalados”, devido à complexidade de elaboração dos rótulos, bem como, as recentes mudanças na legislação. “O encontro oportuniza, dentre outras situações, o esclarecimento de dúvidas e inseguranças por parte dos profissionais de vigilância sanitária”. Segundo o diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima, a parceria com diversas instituições e municípios ajudou a reunir vários profissionais ligados à vigilância sanitária e produção de alimentos. “Afinal, a rotulagem impacta no sucesso do produto, além de contribuir como fonte de informações aos consumidores”, afirmou. [caption id="attachment_498666" align="aligncenter" width="570"]