Prática delitiva vem se acentuando no município e em todo o país
Golpistas estão utilizando documentos falsos e se passando por advogados para aplicar golpes em clientes de escritórios de advocacia na cidade de Vilhena. A denúncia foi feita pelo advogado Jimmy Pierry Gárate, que entrou em contato com a redação do Rondônia em Pauta para alertar a população local sobre a nova modalidade de fraude.
De acordo com Gárate, os criminosos obtêm os dados das vítimas na internet e, a partir dessas informações, entram em contato com elas se passando pelos advogados legítimos que as representam em processos judiciais. Durante o contato, os golpistas inventam valores que supostamente estariam disponíveis para recebimento por parte das vítimas, mas impõem a necessidade de pagamento de taxas e impostos antecipados, como o Imposto de Renda e a Contribuição Previdenciária, para liberar o dinheiro.
“Esse é o golpe: eles pegam os dados na internet, inventam um valor, dizem que é o advogado constituído que está falando com eles, que tem um dinheiro a receber. Só que, para receber esse valor, vai ter imposto de renda e a pessoa vai ter que pagar determinados valores. Isso não existe. O advogado não mudou de número, o processo não acabou, e eles querem dar o golpe para pegar o dinheiro das pessoas antecipado, falando que é para restituir o Imposto de Renda, mas isso não existe. Esse golpe está ocorrendo em todo o Brasil,” explicou o advogado.
Como funciona o golpe
Para exemplificar: os golpistas enviam mensagens ou fazem ligações para as vítimas informando que o processo bancário foi concluído com sucesso, mas que há uma cobrança de 25,5% de Imposto de Renda e 15,5% de Contribuição Previdenciária sobre o valor a ser liberado. Na simulação apresentada pelos criminosos, ao invés de receberem um valor fictício de R$ 77.699,04, as vítimas receberiam apenas R$ 45.842,43 após as deduções.
Os golpistas ainda oferecem uma falsa solução para as supostas cobranças: a análise de certidões de isenção, que poderiam “livrar” as vítimas das taxas. “Se você me autorizar, posso analisar o custo-benefício das certidões de isenção solicitadas pelo BACEN. Isso pode permitir que você se isente dessas cobranças e otimize o valor que receberá”, afirmam os golpistas na mensagem fraudulenta.
Alerta às vítimas
O advogado Jimmy Pierry Gárate reforça que advogados não solicitam pagamento antecipado de impostos ou taxas para liberar valores de processos judiciais e orienta os vilhenenses a sempre desconfiarem de qualquer comunicação que exija transferências de dinheiro antes de uma decisão judicial ser finalizada. Caso recebam esse tipo de mensagem ou ligação, é recomendado que entrem em contato diretamente com o advogado responsável pelo caso para verificar a veracidade da informação.
A prática de golpes envolvendo falsos advogados não é novidade e tem se espalhado por diversas regiões do Brasil. As autoridades recomendam que as vítimas denunciem imediatamente qualquer tentativa de fraude à polícia ou às entidades de proteção ao consumidor.
Por Rondônia em Pauta