Buscando oferecer uma formação acadêmica completa e alinhada com as demandas da formação médica, a UNINASSAU Cacoal vem realizando práticas inovadoras, como júris simulados no curso de Medicina. Nesta quinta-feira (11), os estudantes participaram dessa ação, uma estratégia de ensino adotada na disciplina de Medicina Bioética e Legislação para incentivar a reflexão sobre assuntos polêmicos ou polarizadores e também mostrar como ocorre o rito de julgamento pelos Conselhos de Medicina.
Os alunos foram divididos em três grupos: denunciante, denunciados e conselheiros. Eles precisavam desempenhar, de maneira precisa, cada uma dessas funções como em um júri de verdade. O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia – CREMERO foi representado pelo médico Lucas Levi e sua participação abrilhantou a estratégia de ensino, proporcionando a proximidade entre CREMERO e acadêmicos desde o início do curso.
Essa abordagem enriquece a experiência dos estudantes e os prepara de maneira mais eficaz para enfrentar os desafios da carreira. “Por meio de casos hipotéticos ou baseados em eventos reais, os alunos precisam integrar conceitos com questões éticas, legais e de comunicação. Essa ação multidisciplinar promove uma compreensão mais profunda e contextualizada da prática médica, fazendo com que eles tenham uma atuação mais responsável”, disse a coordenadora adjunta do curso de Medicina da UNINASSAU Cacoal, Janice Santana.
Aline Boone- Assessoria de Imprensa/UNINASSAU Cacoal