Na terça-feira, 10, o deputado Chiquinho da EMATER (PSB), em seu discurso na casa de leis rondoniense, manifestou apoio aos antigos servidores da SUCAM, hoje FUNASA, destacando o importante trabalho que eles exerciam no combate a Malária e Doença de Chagas, entre outras doenças tropicais, enfatizando que muitos desses profissionais agravaram o seu estado de saúde através do manuseio de inseticidas, como por exemplo, o DDT que era muito utilizado no combate dessas patologias, onde pleiteiam ajuda da União a terem direito a um plano de saúde no tratamento daqueles que precisam de atendimento.
De acordo com o parlamentar, mediante levantamentos obtidos, atualmente muitos desses servidores encontram-se doentes, sendo que a perspectiva de vida deles não passa dos 58 anos, dados esses adquiridos por meio de pesquisas realizadas, nas quais identificaram o agravamento do estado de saúde de muitos em detrimento do contato com esses materiais químicos.
Dianta da situação, o deputado Chiquinho da EMATER reforçou o apoio para que estes profissionais possam ter direito a obter um plano de saúde para acompanhar nos seus tratamentos, uma vez que estes profissionais atuavam de forma intensa nas linhas no combate as doenças tropicais, ainda quando Rondônia era território antes de se tornar Estado.
“Precisamos dar apoio a todo esse pessoal que tanto lutou em favor da saúde dos produtores rurais e das famílias urbanas e eles podem contar com o meu apoio nessa luta”, ressaltou o deputado Chiquinho da EMATER.
O parlamentar também agradeceu o deputado Mauro Nazif (PSB), pela criação de um projeto de lei para conceder o direito a plano de saúde para esses servidores.
Além disso, Chiquinho valorizou os demais parlamentares do partido pelo empenho em amparar essa categoria, que é muito importante para a história de Rondônia e salientou o apoio da Assembleia Legislativa nessa importante ação.
Site Acontece RO