O Sicoob Fronteiras divulgou, em especial, seu Balanço Social do exercício 2021. O destaque do ano foi o investimento em pessoas, a principal mola propulsora para uma série de ações que fizeram a diferença junto à comunidade.
Em 2021, a cooperativa aumentou em mais de 30% o número de colaboradores em suas agências, saltando de oito para 12 pontos de apoio até o final do ano. “Mas além de aumentar a nossa gente, buscamos desenvolvê-la, para que pudessem, cada vez mais, atender melhor a nossa comunidade. Foram 22 colaboradores promovidos, assumindo novos desafios dentro da cooperativa”, destaca a assessora de Comunicação e Sustentabilidade do Sicoob Fronteiras, Nívine Lima, uma das responsáveis pela produção do material, divulgado por todas as redes sociais do Sicoob Fronteiras. “Além de contratar, valorizar o nosso time também é o nosso negócio”, garante.
Além disso, ao longo de todo o ano de 2021, diversas parcerias e convênios foram celebradas pela cooperativa. Inclusive, o comércio pôde contar com o Sicoob Fronteiras para superar os desafios e continuar gerando riquezas e oportunidades de emprego. Todos colaborando com o desenvolvimento local!
Por meio do Instituto Sicoob, o Sicoob Fronteiras realizou ainda diversas ações com o objetivo de difundir a cultura cooperativista e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades. “Fomentar cidadãos mais conscientes sobre a cultura da colaboração é um dos propósitos do Instituto Sicoob, dos nossos colaboradores e de toda a nossa cooperativa”, frisou Tiago de Almeida Zandoná, diretor administrativo financeiro.
Ainda em 2021, através do incentivo direto às ações sociais, a cooperativa alcançou a marca de 31 colaboradores cadastrados no seu banco de voluntários, possibilitando a realização de concursos culturais e a adesão à Global Week, por exemplo. Trata-se de uma campanha global, realizada todos os anos, para que crianças, adolescentes e jovens adultos estejam financeiramente conscientes e adquiram, gradualmente, conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas.
“Dentro da Global Money Week, todas as ações do Sicoob Fronteiras foram pensadas para que as crianças e jovens participantes tornassem-se também multiplicadores de todo o conhecimento adquirido com as atividades oferecidas, como peças teatrais, distribuição de livros e tantas outras atividades”, lembra a diretora de Negócios do Sicoob Fronteiras, Rosilaine Repiso.
O ano de 2021 marcou de vez o uso das redes sociais para propagar o cooperativismo e fomentar a educação e a responsabilidade financeira. Pela primeira vez a equipe do Sicoob Fronteiras realizou uma live no Instagram e o tema foi “Dinheiro também é coisa de criança!”.
Também com foco no Social, o Sicoob Fronteiras patrocinou mais de 40 eventos de forma direta e diversos outros de forma indireta, com a disponibilização de materiais e brindes. Durante a campanha Carnaval Solidário, arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos, somando mais de 40 associados como pontos de arrecadação das doações.
“Trabalhamos pelo propósito e a união de toda a nossa gente forma uma grande rede transformadora em benefício da nossa comunidade! Somos feitos de pessoas e elas são o combustível principal para o Sicoob Fronteiras fazer acontecer”, finalizou Nívine Lima.
(Assessoria de Imprensa/Sicoob Fronteiras)